quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O Egoísmo Humano


''Dedicação excessiva a si próprio algo natu de sua personalidade capaz de esquecer as necessidades dos outros por pensar apenas e exclusivamente no seu próprio bem estar.''

Por: Cleverson Soares


Incapaz de ver ou sentir o próximo como se fosse ele mesmo, tem a exaustiva necessidade de se dar bem faz o possível pra que aconteça sem medir as prioridades, gloriar e exaltar aquilo que conquistou ainda que o mesmo tenha sido conquistado com muito esforço, tem facilidade e naturalidade em humilhar e menosprezar á quem acha inferior, todas essas características ou ao menos uma delas está presente em um ser "Egoísta" mas é necessário que mais cedo ou mais tarde que a ficha do egoísta caia por terra pra que eles perceba que os erros não estava nas pessoas que ele se considera superior, mais sim em si mesmo.
Vale lembrar que o egocêntrico e arrogante se forma á partir de sua estrutura familiar, tudo isso decorre da educação que recebeu dos pais, ou não, Ao nascermos, "pensamos" que o mundo gira ao redor de nossas vontades, pois quando queremos algo basta chorarmos, que lá vem a mamãe saber o que está acontecendo e agir no sentido de fazer-nos parar de chorar.Uma pessoa que chega à fase adulta pensando que pode tudo, certamente foi educada dentro de um lar onde sempre acabava por conseguir tudo o que queria: pode ser o caso do filho que não aprendeu a lidar com limites ou mesmo nunca teve limites impostos pelos pais que sempre satisfaziam as suas vontades. Sabe aquela criança que chora ou faz manha para conseguir o que quer e seus pais se deixam levar por estas "chantagens" e dão ao filho o que ele deseja? esses se acham "donos do mundo'' ou filhos do dono pensa que tudo pode, agindo com ignorância e arrogância.
Outras características que marcam a personalidades de uma pessoa "Egoísta'' é que é super natural do ser humano querer o melhor para si mesmo, pensar em si próprio em primeiro lugar, querer satisfazer os seus desejos e vontades. Como vivemos em sociedade, somos educados a buscar as nossas satisfações, mas sem prejudicar o próximo, se possível. Lembra aquele ditado popular que diz: " a minha liberdade termina quando começa a do outro"? O "dono do mundo" não respeita o próximo, não se preocupa em saber se vai prejudicá-lo ou não, ele apenas pensa e age no sentido de conseguir tudo o que quer, tudo o que pensa e deseja e não aceita um não como resposta, quando aquilo que deseja depende da aprovação de outra pessoa. Ele procura ter a sua volta pessoas submissas, tem prazer em liderar (subjugar seria a melhor palavra) até porque, como líder, faz com que as pessoas ajam de acordo com suas vontades.
Tudo isso é deplorável e constrangedor pois pessoas egoístas tendem a encontrar muitas dificuldades na vida, porque vive em sociedade, porque as outras pessoas nem sempre vão aceitar, tal como os pais dela, que todas as suas vontades sejam satisfeitas, o que pode levar ao rompimento das relações. Pessoas assim costumam ser solitárias, muitas vezes por opção, por não aceitarem que os outros pensem diferente dela. É possível que ela entre em depressão por não perceber que o erro está nela mesma pela dificuldade em aceitar um não como resposta e que é ela mesma quem afasta as outras pessoas de sua vida por causa do seu egocentrismo e arrogância.

POR: CLEVERSON SOARES



Nenhum comentário:

Postar um comentário